SEO On-page no Jornalismo: fatores algorítmicos como lide aos buscadores

logo tese faops

Nesta página, encontram-se conteúdos derivados da tese de doutorado “SEO on-page no jornalismo: fatores algorítmicos como lide aos buscadores”, de autoria de Leyberson Pedrosa, e defendida ao Programa de Mídia e Tecnologia da Unesp.


Publicações

Visibilidade Web nos Buscadores: Fatores Algorítmicos de SEO On-page (FAOPs) como Técnica e Prática Jornalística

Pedrosa, L.; de Morais, O. (2021). Visibilidad web en buscadores. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, Madrid: Ediciones Complutense, 27(2), 2020, p. 579-591. https://doi.org/10.5209/esmp.71291

Resumo

Este estudo identifica fatores de Search Engine Optimization (SEO) que ampliam a visibilidade de informações jornalísticas nos mecanismos de busca ao defender que determinados fatores de SEO on-page possuem características notavelmente algorítmicas úteis ao processo rotineiro de produção, edição e publicação de um conteúdo jornalístico. Por meio de marcos referenciais e mapas conceituais, foram classificados sete fatores de SEO on-page, denominados Fatores Algorítmicos On-Page (FAOPs) que geram dados de entrada (inputs) que influenciam os resultados das fórmulas algorítmicas. A aplicação dos FAOPs é comparada a técnicas já existentes no jornalismo a exemplo do lide. Assim, propõe-se um conjunto de perguntas baseadas nos FAOPs cujas respostas funcionam como lide algorítmico para atender demandas dos buscadores, principalmente o Google Search, sem interferir nos princípios éticos do jornalismo.


Tese

Resumo

Esta tese de doutorado discute as práticas de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar o ranqueamento de conteúdos no mecanismo de busca do Google. A pesquisa analisou os fatores de SEO relacionados com procedimentos jornalísticos que podem permitir ou ampliar a visibilidade de informações jornalísticas nas mídias digitais. A partir do estudo sobre marcos referenciais produzidos pelo Grupo de Investigação em Documentação Digital e Interatividade (DigiDoc/UPF) sobre jornalismo e SEO, este trabalho defende que determinados fatores de SEO on-page possuem características notavelmente algorítmicas que podem ser utilizadas durante o processo de produção, edição, revisão e distribuição de um conteúdo jornalístico. Desse modo, foram identificados sete fatores de SEO on-page, denominados Fatores Algorítmicos On-Page (FAOPs), que levam à geração de dados de entrada (inputs) que influenciam os resultados das fórmulas algorítmicas. Esses fatores são referenciados por símbolos extraídos da SEO Factors Table, tabela de elementos de SEO atualizada anualmente pelos mantenedores do site Search Engine Land desde 2011. O primeiro FAOP identificado é Keyword (Kw), entendido como dado de entrada transversal aos demais fatores on-page selecionados: Multimedia (Mm), Url (Url), Title (Tl), Description (Ds), Headings (Hd) e Anchor (Ac). A utilização desses fatores é comparada a práticas existentes no jornalismo, como a elaboração do lide, que consiste no início de um texto com respostas a uma série de perguntas centrais ao assunto abordado. Cada um dos FAOPs identificados corresponde a um guia útil ao jornalista para adequar a estrutura da página informativa aos algoritmos do Google. Entende-se que esses fatores estão presentes no cotidiano do jornalismo web, mas não estão sistematizados em um modelo estratégico passível de checagem e execução rotineira. Dessa forma, a adoção de FAOPs é apresentada como reposicionamento da atuação do jornalista diante do SEO, permitindo ações que tenham em conta as mudanças algorítmicas sem interferir nos princípios deontológicos do jornalismo. Por fim, propõe-se um conjunto preliminar de perguntas baseadas nos FAOPs cujas respostas funcionem como um lide para os algoritmos de busca.

Acesse a tese no repositório da Unesp.


Defesa pública da tese (videoconferência)

SEO ON-PAGE NO JORNALISMO: fatores algorítmicos como lide aos buscadores (DEFESA DA TESE)

Slides da apresentação (pt-BR)
Diapositivas de la presentación (ES)

Realizado em 27/07/2020, às 10 horas.
Agenda divulgada pela FAAC-Unesp.

Resultado: aprovado com distinção e louvor.

Comissão examinadora:

Prof. Dr. Osvando José de Morais (orientador) – FAAC/Unesp;
Prof. Dr. Jose Luis
Codina Bonilla – UPF (Barcelona);
Prof. Dr. Eugênio Bucci – ECA/USP;
Profª. Assoc. Maria Cristina Gobbi – FAAC/Unesp;
Prof. Assoc. Denis Porto Renó – FAAC/Unesp.


Podcast sobre FAOPs

SEO no jornalismo e esse tal algoritmo  #11

Você tem medo do algoritmo? Nesse episódio do Dazumana fazemos um novo pacto com os algoritmos para entender como práticas de otimização de conteúdos para os buscadores, o famoso SEO, pode ser usado no Jornalismo com muita ética e visão crítica. Assim, faço às vezes de entrevistado no podcast quinzenal que produzo com a Juliana Mendes.